Skip to content

 FISIOTERAPIA 

 INTEGRADA  AVANÇADA  

Avaliação inovadora 
e técnologica, em um método
totalmente novo de fazer fisioterapia

Equipe IPF Pilates

 Principais benefícios: 

Avaliação diferenciada método IPFP.
Diagnóstico tecnológico.
Tratamento guiado.
Técnicas inovadoras e internacionais.
Terapias invasivas e locais.
Aparelhos de alta tecnologia.
Profissionais treinados e altamente qualificados.
Tratamento do paciente como um todo, em uma visão 360º.
Tratamento da causa da doença ou queixa.
Tratamento preventivo.
Tratamento que cobra a maior parte das queixas e problemas identificados.
Resolução ou minimização problemas difíceis de tratar e identificar.
Devolução da funcionalidade, capacidades e performance.

O principal objetivo da Fisioterapia Integrativa Avançada é devolver sua funcionalidade ou potencializar as funções existentes, para que seu corpo e mente estejam em harmonia. Por isso, através de uma avaliação minuciosa integrativa e tecnológica, propomos um tratamento diferenciado personalizado, guiado por exames de Baropodometria e/ou Termografia e/ou Fotogrametria. Contamos também com atendimento à domicílio.

  Sessões disponíveis:  

Avaliação de Fisioterapia Integrativa

Inicia-se com uma avaliação completa para entender tudo sobre você desde sua concepção, traumas, lesões e intercorrências. Após verificar todos os acometimentos, avançamos em analisar exames complementares e, então, realizar testes especiais ortopédicos, de fáscia, mobilidade, estabilidade, força e outros. Então, passamos para fase seguinte, em que realizamos teste neurais, testes internacionais de postura, influência de órgãos e de captores posturais como dentes, olhos e pés. Assim, podemos correlacionar todos os resultados e propor um tratamento diferenciado guiado por baropometria e/ou termografia.

Avaliação de Fisioterapia Integrativa

Inicia-se com uma avaliação completa para entender tudo sobre você desde sua concepção, traumas, lesões e intercorrências. Após verificar todos os acometimentos, avançamos em analisar exames complementares e, então, realizar testes especiais ortopédicos, de fáscia, mobilidade, estabilidade, força e outros. Então, passamos para fase seguinte, em que realizamos teste neurais, testes internacionais de postura, influência de órgãos e de captores posturais como dentes, olhos e pés. Assim, podemos correlacionar todos os resultados e propor um tratamento diferenciado guiado por baropometria e/ou termografia.

Terapia Manual e TIV (Técnica Portuguesa)

O TIV (Terapia por Impacto Vibracional) promove liberação músculo-esquelética,  aumentando o líquido sinovial e relaxando a musculatura sem causar danos aos  tecidos. Em conjunto com terapia manual, o TIV é indicado para liberar articulações  rígidas e congeladas, tensões, dores musculares e pontos gatilho, promovendo  soltura e relaxamento com alívio da dor e melhora da amplitude de movimento. 

Liberação de Fácias

Esta técnica libera as fáscias do movimento e dos órgãos, melhorando movimentos  articulares, diminuindo dores e aumentando a imunidade, proporcionando também  um plus na reabilitação.

Ozonioterapia

O Ozônio mostra suas propriedades anti-inflamatórias. Técnica amplamente  utilizada internacionalmente para oxigenar os tecidos e desinflamá-los, melhorando  a dor e cicatrização, além de combater vírus e bactérias eficientemente.

Terapia Neural - (TÉCNICA ESPANHOLA)

Esta nova técnica consiste em aplicações subcutâneas com intuito de modular o  sistema neural. São indicadas para pacientes neurológicos, dores crônicas,  problemas de fala, visão, audição, enxaquecas, acidentes vasculares encefálicos – AVE, parestesias, cicatrizações em geral, problemas de marcha, perda de  movimentos, entre outros. 

DNM – Dermoneuromodulação da Dor (Técnica Canadense)

técnica estimula o sistema nervoso como o centro do tratamento e provoca  estímulos estratégicos, facilitando uma adaptação desejada do sistema nervoso.  Através de estímulos manuais específicos, lentos, suaves, inteligentes, responsivos e  eficazes, a sua dor será modulada.

Fotobiomodulação ou Laserterapia

Com Laser ou LED, age a nível mitocondrial, melhorando a energia e a regeneração  celular, o aporte sanguíneo local e em vasos. Amplamente utilizada para minimizar  cicatrizes, na cicatrização de mamilos feridos pela amamentação, na recuperação  pós-operatória, no aumento do líquido sinovial articular, reparação tecidual e  circulação. 

Dynamic Tape ou Knesio Tape

A Knesio utiliza bandagens elásticas, pode ser aplicada de diversas formas com  objetivos diferentes. Entre seus objetivos podemos citar: odescongestionamento de  tecidos, drenagem linfática (redução de edemas), melhora da circulação, alívio de  dores, estímulos de tecidos musculares e auxílio na estabilização de ligamentos e  melhora de cicatrizes, deixando-as mais finas e menos volumosas. Indicada também  no pré e pós-parto, melhorando as dores da gestação, auxiliando a segurar o peso  da barriga na gestação e no retorno da musculatura pós-parto.  

O Dynamic é aplicado exclusivamente pelo Fisioterapeuta de acordo com a  biomecânica do seu corpo, o tape corrige o posicionamento articular, promovendo  assim, estabilidade e controle. Também pode estabilizar perfeitamente ligamentos e  estimular o funcionamento de músculos. Pode ou não limitar movimentos,  dependendo do objetivo.

Reabilitação Traumato-Ortopédica e Pós-Operatória

Aqui no IPFP, a reabilitação é totalmente avançada, progredimos a evolução do  paciente diariamente. A resolução dos casos clínicos deve ocorrer da seguinte  forma: resolução do processo inflamatório, reparo tecidual, ganho de amplitude de  movimento, força, resistência, potência e, por fim, propriocepção e pliometria.  Assim, temos a segurança de que sua reabilitação está completa.

Reabilitação de Articulação Temporo-Mandibular

Consiste na união de várias técnicas e aparelhos da fisioterapia para tratamento de  bruxismo, apertamento, desvio mandibular, fraqueza e hipertonia da musculatura  envolvida na ATM.

Reabilitação Neurológica e de Paralisia Facial

Em casos de acometimentos neurológicos como neuropatia, polineuropatia,  doenças e síndromes tratamos com as melhores técnicas neurais, Bobath, Kabath,  combinadas com correntes excitomotoras ou analgésicas. Para paralisia facial  também utilizamos as técnicas neurais como Kabath e correntes elétricas, estímulos  manuais e exercícios para realizar em domicílio para que seu rosto volte o mais  rápido possível ao normal, devolvendo sua autoestima e seus movimentos.

Fisioterapia Respiratória e Reabilitação Pulmonar Pós

COVID-19 Padrões de Respiração são adotados, combinados com exercícios para  fortalecimento da musculatura acessória do pulmão e propriocepção diafragmática,  assim como liberação das fáscias para uma melhor inspiração e expiração. A Fisio  Respiratória é indicada para bronquites, pneumonias, gripe com secreção com  dificuldade de expectoração, fibrose cística, pós Covid- 19, etc. Em pacientes pós  Covid-19, faz-se necessário um trabalho conjunto de fortalecimento muscular  específico. Então, montamos um protocolo IPFP com uso de plataforma vibratória  para reabilitar mais rápido.

   DÚVIDAS FREQUENTES:  

Pode sim. Impacto vibracional é apenas o nome dado a terapia, não há nenhum tipo  de impacto mecânico. Com esta terapia você disfrutará dos benefícios da vibração  como promover relaxamento dos tecidos, analgesia (diminuição da dor), lubrificar as  articulações, estimular a irrigação sanguínea promovendo a cicatrização local e  remover metabolitos (toxinas), além de auxiliar na liberação fáscial e miofascial, e na  melhora dos movimentos.

Nosso corpo está repleto de fáscias, ela é um tecido denso que envolve cada fibra  muscular (miofascial), e todos nosso órgãos e tecidos (fáscial). 90% das dores são  causadas por problemas fásciais.  

A fáscia pode ser bloqueada por um simples estresse físico ou mental, que liberam  toxinas e/ ou impede a circulação local adequada, enrijecendo o tecido, ou até  mesmo por queimaduras, cortes, cicatrizes, batidas, tatuagens, micro pigmentação,  anestesias, ingestão contínua de medicamentos ou tóxicos, falta de ingesta  adequada de água, entre outras. 

Didaticamente, pense que você veste um macacão inteiro sem emendas, e você  queimou um pedaço deste macacão, pra isso puxe firme uma parte da sua roupa,  você sentir sua roupa repuxar em outro lugar do seu corpo. É isso que a lesão de  fáscia faz! Você tem problema em um lugar, mas sente e lesiona outro, por isso se  tratar apenas “o local “, a dor volta ou começa em outro lugar, pois precisamos  tratar as fáscias do movimento.

Não se preocupe, vamos realizar avaliação de dermátomos (irrigação neural da pele)  e miótomos (irritação neural muscular), além da avaliação das fáscias dos órgãos e  as influências de tatuagem, lesões e cicatrizes, dentre outros na sua lesão ou dor. 

A fáscia pode gerar desconforto, dor, ou até alterações no funcionamento dos  órgãos, e articulações anos após. Os benefícios são que quando soltamos as fáscias  os tecidos trabalham livremente, permitindo os movimentos adequados de  articulações, tecidos e órgãos, possibilitando um trabalho fisioterapêutico mais  rápido, eficaz e duradouro, além de promover alívio da dor. 

As aplicações de Ozonioterapia já são comprovadas por estudos, e vem tratando  inflamações e infecções com resultados surpreendentes. A técnica é indicada para  dores em geral.

Esta técnica manual, promove um aporte sanguíneo local, estimula a inervação  periférica, que estimula a inervação profunda, que em seguida manda comandos ao  centro de dor do Sistema Nervoso Central a nível cerebral informando que a dor não  existe mais, pois com o tempo nosso cérebro acostuma com a dor, e acredita que  esta dor é nossa para sempre, mesmo que não haja mais lesão, por isso esta técnica  é tão importante, afinal ela modula o centro da dor ao nível do Sistema Nervoso  Central.

Têm efeitos comprovados em artigos científicos, os efeitos do LED com  comprimentos de luz vermelho e infravermelho até 850nm. Artigos comprovaram  que a fotobiomodulação auxilia no processo de detoxificação do organismo e a  incidência no crânio além de ser benéfico para crescimento e contra queda de  cabelo, auxilia na modulação do sono e na melhor da circulação sanguínea a nível  cerebral, auxiliando no tratamento de Parkinson, Alzheimer, e doenças  degenerativas, já que sabemos que o laser é benéfico a nível mitocondrial,  antioxidante, cicatrizante, anti edematoso, antisséptico, sendo também indicado  para tratar feridas abertas, ulcerar e problemas vasculares.

A Knesio é uma fita proprioceptiva, que estimula os tecidos a ativar, relaxar, e a  drenar a linfa, enquanto a Dynamic é uma fita biomecânica exclusiva da Fisioterapia,  pois realiza reposicionamento articular corrigindo movimentos, podendo também  imobilizar parcialmente as articulações. 

Não recomendamos aplicação caseira, pois a aplicação errada pode gerar lesões e a  má aplicação pode fazer avulsão, ou seja, arrancar a pele.

Podem ser pacientes todos que tiverem lesão, dor, problemas vasculares,  ortopédicos, neurais, ou de mau funcionamento de algum tecido. Apenas é contra – indicado à alérgicos a Procaína. 

No IPFP a avaliação já é um diferencial, seguida do preparo da pele para receber os  aparelhos como ultrassons de alta potência, correntes analgésicas diversas,  correntes excitomotoras, e cicatrizantes como MENS, além Laser, LED, aqui temos  também recursos como Kinesio, Dynamic, Ozônio, Terapia Neural, bota pneumática  entre outros. Tudo isso com uma visão integrativa com uma visão inovadora e  tratamento individualizado.

No IPFP nossos profissionais usam manobras manuais como TIV, Liberação fáscial,  DNM, PNS, Quiropraxia Instrumental, Acupuntura, Liberação Articular e de  Reprogramação muscular, fotobiomodulação, além de contarmos com aparelhos  específicos para face como Manthus Start e Stimulus Face Maxx, que possuem  correntes específicas para este tratamento.

Além da PNS que se faz imprescindível em ambos os casos, dispomos de técnicas  como Terapia Neural, Ozonioterapia, além de aparelhos específicos para estímulo  neural Corporal e Facial e fotobiomodulação, acelerando a reabilitação e  estimulando o Sistema de Neuroplasticidade, ou seja, fazemos o cérebro achar  caminhos alternativos para realizar os movimentos e funções perdidas, para isso  nossos profissionais altamente especializados combinam correntes estimuladoras a  técnicas como Kabath, Plataforma Vibratória e Pilates clínico funcional, com  protocolo específico do IPFP.

Derrames ou AVC, lesões neurológicas após acidentes, Neuropatias e  Polineuropatias, Lesões Neurais, Doenças Neurológicas Genéticas, Doenças  Degenerativas Progressivas Crônicas, entre outras.

Na reabilitação Respiratória nós combinamos exercícios de Padrões Respiratórios da  Fisioterapia com Pilates, utilizamos o Respiron, e fortalecimento da musculatura  acessória do pulmão fazendo com que a respiração fique mais eficiente. No Pós  Covid -19 montamos um protocolo com exercícios para musculatura respiratória e  motora na Plataforma Vibratória, pois estudo internacionais demonstram que este  equipamento reabilita estes pacientes mais rápido e eficaz, o que condiz com os  benefícios do equipamento que fortalece 3 (três) vezes mais rápido, pois recruta  100% (cem por cento) das fibras musculares. 

Open chat